Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
Registe-se
se ainda não for membro.
Setembro 08, 2010, 02:04:03
1 Hora
1 Dia
1 Semana
1 Mês
Para sempre
Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa:
Pesquisa avançada
26608
Mensagens em
2151
Tópicos por
1036
Membros
Membro Mais Recente:
agt
Audiomania
|
Parafernália
|
FVM
| Tópico:
Lastrar colunas de chão
« anterior
seguinte »
Páginas:
[
1
]
Autor
Tópico: Lastrar colunas de chão (Lida 319 vezes)
jcosta
Audiomaníaco
Lastrar colunas de chão
«
em:
Fevereiro 06, 2010, 19:43:57 »
Boa tarde caros amigos, vou deixar aqui um tópico que pode melhorar significativamente o desempenho das colunas de chão. Muitas colunas de chão, oferecem a possibilidade de ser lastradas, na maior parte dos casos têm até um compartimento junto á base da coluna, ao qual se acede através de um pórtico retirando a respectiva tampa. Sei que são muitos os audiófilos que se recusam a lastrar as colunas, dizendo em nada beneficiar, a qualidade sonora das mesmas. Pois bem no meu caso, tenho umas MISSION 733i (DE CHÃO), que durante anos me recusei a lastrar, embora me tivessem aconselhado(vários conhecedores destas lides do audio) a fazê-lo pois melhoraria significativamente o som, principalmente a nivel de recorte e detalhe de graves. Há algum tempo atrás e depois de muita insistência de um amigo, resolvi abandonar a minha relutância, e vai dai peguei nas embalagens(sacos de plástico muito resistentes) que acompanhavam as minhas colunas de fábrica e destinados a esse efeito e na impossibilidade de usar chumbo(por ser muito caro), e a conselho desse mesmo amigo, comprei 4 quilos de areão de fundo (destinado aos aquários) para cada coluna, coloquei o saco pela abertura destinada ao efeito, deixando só a abertura do mesmo de fora para colocar os quatro quilos de areão em cada coluna fechando de seguida o saco com fita cola bem forte, fechei o compartimento e VOILÀ, as minhas colunas tocavam muito melhor, em todos os aspectos com principal realce para os gráves e médios, que maravilha de recorte e defenição,principalmente baixos muito mais tensos e ao nivel das vozes um recorte de superior qualidade. Eu sei que cada caso é um caso, no meu resultou, e 8 ou 10 quilos de areão de fundo não custam nenhuma fortuna e dão resultados excelentes. ATENÇÂO se o areão vier húmido deixá-lo secar muito bem, espalhado na varanda, por exemplo, num dia de sol, antes de o colocar dentro das colunas. Aqui fica a dica que é extremamente fácil de fazer e no meu caso produziu resultados optimos. abraço a todos os companheiros. jcosta.
Registado
José Trigueiro
Descendente de S. Tomé
Audiomaníaco
Re: Lastrar colunas de chão
«
Responder #1 em:
Fevereiro 06, 2010, 21:12:20 »
Boas, Jcosta
Faço minhas as tuas palavras. As minhas velhas Tannoy Revolution R3 também tinham um compartimento para levar lastro. Como não tinha chumbo, o que usei foi areia basáltica bem lavada e seca. No meu caso, a areira foi despejada directamente para dentro do compartimento de lastro das colunas, pois o fabricante não forneceu saco para esse efeito, além de que o orifício de acesso à câmara de lastro era demasiado pequeno para permitir a inserção do mesmo.
E foi assim que as minhas colunas, de 18 kilos cada uma, passaram para uns respeitáveis 25kg. As melhorias foram exactamante as por ti descritas.
Só um pormenor - evitar deslocar as colunas com lastro. Causa stress na estrutura da coluna, o qual se nota pela abertura de micro-rachas na massa das juntas dos painéis da coluna.
Registado
Estéreo: Lyngdorf CD-1; Techncis SL-1210 mkII; Benz Ruby; Electrocompaniet ECP-1; Primaluna Prologue 2 com EAT ECC803S; ProAc Studio 140;
Cinema: Sony BDP-S300, Infocus X-10, Denon AVR3805 e colunas Tannoy Eyris 3, C e R + 2 subs TS-8
jcosta
Audiomaníaco
«
Responder #2 em:
Fevereiro 07, 2010, 16:09:02 »
Citação de: José Trigueiro em Fevereiro 06, 2010, 21:12:20
Boas, Jcosta
Faço minhas as tuas palavras. As minhas velhas Tannoy Revolution R3 também tinham um compartimento para levar lastro. Como não tinha chumbo, o que usei foi areia basáltica bem lavada e seca. No meu caso, a areira foi despejada directamente para dentro do compartimento de lastro das colunas, pois o fabricante não forneceu saco para esse efeito, além de que o orifício de acesso à câmara de lastro era demasiado pequeno para permitir a inserção do mesmo.
E foi assim que as minhas colunas, de 18 kilos cada uma, passaram para uns respeitáveis 25kg. As melhorias foram exactamante as por ti descritas.
Só um pormenor - evitar deslocar as colunas com lastro. Causa stress na estrutura da coluna, o qual se nota pela abertura de micro-rachas na massa das juntas dos painéis da coluna.
Boa tarde,amigo José Trigueiro ainda bem que contigo também resultou, já houve muito boa gente que me chamou maluco por ter lastrado as minhas colunas, principalmente insistiam na desnecessidade, de o fazer porque nada havia que justificasse uma melhoria no som caso o fizesse. em boa hora contrariei os detractores, dessa realização. A verdade é que as minhas colunas passaram a tocar muito melhor. Em relação ás rachas na massa das juntas, nada detectei de anormal nas minhas colunas. se é certo que raramente as desloco do local de audição, a verdade é que já o fiz duas ou três vezes por absoluta necessidade, e pelo menos até agora nada notei de anormal nas minhas colunas. Também não é menos verdade que das vezes em que tive necessidade de as deslocar, sempre o fiz cuidadosamente e segurando-as sempre pela base. Boas audições a todos os companheiros. Um grande abraço ao amigo José Trigueiro. jcosta.
Registado
One_o_six
«O terrorista do áudio», segundo o Wireless...
Moderador Audiomania
Audiomaníaco
Abaixo a distorção!
«
Responder #3 em:
Fevereiro 08, 2010, 10:08:23 »
Sobre o material a usar para lastrar, a areia para gatos também é boa.
Quanto à quantidade, sugiro experimentar várias quantidades, sem encher na totalidade o compartimento.
Registado
L8tr
,
106
«Opiniões divergentes não significam ataques pessoais»
Páginas:
[
1
]
Audiomania
|
Parafernália